Quais as principais doenças que podem afetar a saúde bucal? - Sorriso FácilSorriso Fácil Quais as principais doenças que podem afetar a saúde bucal? - Sorriso Fácil

Quais as principais doenças que podem afetar a saúde bucal?

9 de fevereiro de 2023

Você sabia que muitas doenças podem se instalar na sua boca se você não mantiver uma higiene bucal adequada?
Essas doenças poderiam ser facilmente prevenidas com uma higiene bucal adequada e cuidados regulares com os dentes.
Pensando em te ajudar a ter uma boca mais saudável, trago aqui as principais doenças que podem se instalar na sua boca e como evitá-las.

Vamos lá?

CÁRIES:

Essa é a doença mais comum entre os brasileiros e a mais subestimada. Sua causa é o aumento de bactérias na boca que vai produzir uma substância que corrói os dentes.
O aumento de cáries está diretamente associado ao hábito de comer doces e ingerir alimentos  e bebidas com excesso de açúcar. Você pode evitar o surgimento das cáries com cuidados simples como:

• Evitar a ingestão de doces e bebidas com muito açúcar.
  • Escovar os dentes 3x ao dia;
  • Trocar a escova de dentes a cada 3 meses;
  • Usar regularmente o fio dental;
  • Evitar o fumo e bebidas alcoólicas;
  • Fazer visitas regulares ao seu dentista.

DOENÇAS NA GENGIVA:

Os problemas gengivais estão diretamente ligados às cáries e pode ocasionar em muitos casos uma inflamação que leva  à vermelhidão e ao sangramento.
Assim como os dentes, as gengivas também precisam de uma atenção especial e cuidados básicos podem evitar inflamações:

• O primeiro passo para evitar inflamações gengivais é a escovação adequada;
  • Uso do fio dental diário
  • Usar enxaguante bucal antibacteriano;

TÁRTARO E PLACA BACTERIANA:

Você sabia que as placas bacterianas precisam ser removidas diariamente (por meio da escovação), caso contrário ela endurece e forma o tártaro?
Dependendo do problema, a remoção do tártaro requer uma raspagem com materiais e ferramentas que são utilizadas dentro do consultório odontológico.

MAU HÁLITO:

Esse é o nome popular para a halitose, que é caracterizada por um odor desagradável da boca.
Para evitar o mau hálito, você precisa manter a sua saúde bucal em dia e visitar o dentista regularmente.
Caso já tenha realizado um tratamento odontológico e o problema persista, deverá ser avaliado por um médico.
Agora que você conhece as principais doenças da boca e viu que a maioria são causadas pela falta de higiene ou hábitos inadequados, vai manter os cuidados com a saúde bucal em dia.

Aqui na Clinica Sorriso Fácil temos os melhores profissionais para te atender e ajudar a manter sua boca sempre saudável.

Receba novidades no seu e-mail

fechar [x]

Agendar avaliação

Ao preencher os campos com seus dados
      aguarde que entraremos em contato com você!